top of page
zygmunt-bauman-1.jpg
Logo branca com legenda.png

GRUPO DE ESTUDOS

Sociologia do Consumo

com Ana Cláudia Machado

Uma jornada de estudos a partir de Bauman para mergulhar em 4 dimensões do consumo contemporâneo. 

ENCONTRO 1 - Consumir para viver ou viver para consumir?

O supérfluo como necessidade, armadilhas do marketing, consumo de valores e ideais

O supérfluo como necessidade, armadilhas do marketing, consumo de valores e ideais

ENCONTRO 3 - Consumo infantil

A sociedade da falta, o desejo inalcançável de bens não compartilháveis, o acúmulo na infância, a educação para o consumo, as consequências do impacto da falta.

ENCONTRO 2 - Obsolecência programada

Lógica da descartabilidade, consumo em cadeia e dependência afetiva.

ENCONTRO 4 - Dialética da alienação 

A falácia do mérito como solução para a prosperidade, o fracasso pessoal diante do esforço e da abnegação.

Datas: 19/10, 26/10, 9/11 e 23/11

ESTRUTURA:

Quatro encontros temáticos de 2 horas-aula (1h40min). Antes de cada encontro, será disponibilizado: (a) 1 texto de leitura recomendada (que será o guia para o debate do grupo nos encontros); e (b) 1 texto de leitura complementar (sugerida, mas não obrigatória).

Após o encontro, será ainda compartilhado o link para 1 vídeo sobre o conteúdo debatido, para aqueles que desejarem possam se aprofundar ainda mais na temática.

Sempre aos sábados, das 9h às 10h40

Acesso à gravação até a aula seguinte

Emissão de certificado

Sound_of_Life_-_Andreas_Gursky.jpg

O QUE VOCÊ PODE ESPERAR

  • ampliar sua perspectiva cultural

  • aumentar o nível das discussões

  • se posicionar com mais autoridade no tema

  • ter consciência dos impactos do consumo na própria vida

AOS PSICÓLOGOS
E PLANEJADORES:

Uma oportunidade ampliar sua compreensão sociocultural e fortalecer e diferenciar sua prática, sua entrega e seu posicionamento.

A PROFESSORA

ANA CLÁUDIA MACHADO

Psicóloga e docente do curso de psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pesquisou, em seu doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), a relação entre o superendividamento, o adoecimento mental e a qualidade de vida. Além disso, já atuou na área bancária e na de solução de conflitos com a justiça a partir da relação de consumo.

Captura de tela 2024-09-18 105020.png

INSCRIÇÕES ABERTAS

VAGAS LIMITADAS: Número reduzido de participantes para aprofundar a discussão.

DE:

R$450

POR:

R$360

UMA REALIZAÇÃO

Logo.png

Instituto Psicologia e Dinheiro

Idealizado por Adriana Rodrigues, o Instituto Psicologia e Dinheiro foi criado em 2021 com a missão de promover um olhar mais humano, (auto)consciente e saudável sobre nossa relação com o dinheiro, percebendo as dimensões psicológicas, histórico-familiares, socioculturais e econômicas do universo financeiro.

bottom of page