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GRUPO DE ESTUDOS
Sociologia do Consumo
com Ana Cláudia Machado
Uma jornada de estudos a partir de Bauman para mergulhar em 4 dimensões do consumo contemporâneo.
ENCONTRO 1 - Consumir para viver ou viver para consumir?
O supérfluo como necessidade, armadilhas do marketing, consumo de valores e ideais
O supérfluo como necessidade, armadilhas do marketing, consumo de valores e ideais
ENCONTRO 3 - Consumo infantil
A sociedade da falta, o desejo inalcançável de bens não compartilháveis, o acúmulo na infância, a educação para o consumo, as consequências do impacto da falta.
ENCONTRO 2 - Obsolecência programada
Lógica da descartabilidade, consumo em cadeia e dependência afetiva.
ENCONTRO 4 - Dialética da alienação
A falácia do mérito como solução para a prosperidade, o fracasso pessoal diante do esforço e da abnegação.
Datas: 19/10, 26/10, 9/11 e 23/11
ESTRUTURA:
Quatro encontros temáticos de 2 horas-aula (1h40min). Antes de cada encontro, será disponibilizado: (a) 1 texto de leitura recomendada (que será o guia para o debate do grupo nos encontros); e (b) 1 texto de leitura complementar (sugerida, mas não obrigatória).
Após o encontro, será ainda compartilhado o link para 1 vídeo sobre o conteúdo debatido, para aqueles que desejarem possam se aprofundar ainda mais na temática.
Sempre aos sábados, das 9h às 10h40
Acesso à gravação até a aula seguinte
Emissão de certificado

AOS PSICÓLOGOS
E PLANEJADORES:
Uma oportunidade ampliar sua compreensão sociocultural e fortalecer e diferenciar sua prática, sua entrega e seu posicionamento.
A PROFESSORA
ANA CLÁUDIA MACHADO
Psicóloga e docente do curso de psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pesquisou, em seu doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), a relação entre o superendividamento, o adoecimento mental e a qualidade de vida. Além disso, já atuou na área bancária e na de solução de conflitos com a justiça a partir da relação de consumo.

Idealizado por Adriana Rodrigues, o Instituto Psicologia e Dinheiro foi criado em 2021 com a missão de promover um olhar mais humano, (auto)consciente e saudável sobre nossa relação com o dinheiro, percebendo as dimensões psicológicas, histórico-familiares, socioculturais e econômicas do universo financeiro.
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