O Instituto
→
Idealizado por Adriana Rodrigues
→ O Instituto Psicologia e Dinheiro foi criado em 2021 com a missão de promover um olhar mais humano, (auto)consciente e saudável sobre nossa relação com o dinheiro, percebendo as dimensões psicológicas, histórico-familiares, socioculturais e econômicas do universo financeiro.
Psicóloga com mais de 20 anos de estudo e prática na Psicologia do Dinheiro.
Sediado em Brasília, o Instituto trabalha nas interfaces da saúde mental e da vida financeira, oferecendo programas de aprimoramento para psicólogos, qualificando sua abordagem na lida com queixas ligadas ao dinheiro e expandindo a aplicação da Psicologia do Dinheiro na prática clínica.
O Instituto tem programas de acompanhamento para todos que querem investigar e transformar as raízes da própria relação com o dinheiro, mudando a forma como sentem, pensam e administram o dinheiro.
Hoje, o Instituto é formado pela Adriana, Evandro, Mateus e Natália.
Quem é Adriana Rodrigues
🎓 Psicóloga clínica, graduada em Psicologia e Contabilidade e servidora da Câmara dos Deputados,
onde atua no Programa de Educação Financeira, que ajudou a construir e implementar, em 2013.
💲Se dedica há mais de 22 anos à psicologia aplicada às finanças pessoais, já tendo facilitado o processo de centenas de pessoas no consultório e em programas de acompanhamento e oferecido cursos e formações para psicólogos em 6 estados brasileiros.
→ Hoje atua como psicóloga clínica, supervisora, mentora, professora, palestrante e instrutora do Programa de Preparação para Aposentadoria (PROA) da Câmara dos Deputados. Já ministrou palestras e cursos em várias instituições como:
O que é a Psicologia do Dinheiro?
Psicologia do Dinheiro é uma área que estuda o dinheiro e os seus significados psicológicos, explorando os sentimentos, crenças, motivações e atitudes em relação a ele, bem como o seu impacto nos relacionamentos e vice-versa. Ela se dedica à análise da experiência subjetiva e social do valor monetário.
Na prática, a Psicologia do Dinheiro vai fundo nas questões financeiras abordando as raízes psicológicas que estão por trás de sentimentos, pensamentos, padrões, dinâmicas e, enfim, dos comportamentos que temos com o dinheiro.
→ Além disso, é uma teoria que psicólogos de qualquer abordagem podem usar.
Psicologia do Dinheiro estuda nossos sentimentos, crenças e atitudes em relação ao dinheiro, além do impacto que ele tem nos relacionamentos e vice-versa. Tudo isso a partir do significado psicológico que o dinheiro tem pra nós e pra sociedade.
Por que a Psicologia do Dinheiro?
Há uns bons anos, quando a Adriana atendia no Programa de Educação Financeira da Câmara dos Deputados, ela percebeu que só a educação financeira e algumas boas estratégias comportamentais não funcionavam para todo mundo. Havia mais alguma coisa por trás.
Estudando mais a fundo, ela descobriu que o dinheiro, psicologicamente, funcionava como um grande símbolo, uma grande representação, e a maneira como lidamos como ele refletia essa dinâmica. E essa era a raiz de muitos problema.
A solução estava em ir além dessa máscara, dessa representação e trabalhar diretamente com os conteúdos mais profundos, que eram realmente centrais e significativos. Dito e feito, uma vez trabalhados esses conteúdos os resultado eram percebido tanto nas questões financeiras quanto na vida como um todo, repercutindo em temas e questões aparentemente muito distantes do problema inicial, e foi isso que mostrou o caminho que estamos seguindo hoje.
Um caminho que apoia quem quer transformar a maneira como pensa, sente e administra o dinheiro, desenvolvendo uma vida financeira mais saudável e consciente, mas também um caminho que propõe uma outra cultura financeira para o nosso tempo, calcada em uma conexão mais profunda com quem realmente somos e com o que queremos para nós e para as pessoas à nossa volta.
Entre em contato ou acompanhe nossas atividades: