top of page
AULA MAGNA
Sociologia do Consumo
com Ana Cláudia Machado
Uma aula para quem quer sair das opiniões superficiais e ter uma visão crítica e embasada diante do fenômeno do consumo, na própria vida e na sociedade.
05/10 - 9h - ONLINE
VOCÊ CONSOME OU É CONSUMIDO?
Quando nossa subjetividade é determinada pela nossa posse, quando consumir uma marca ou ter um produto é um passaporte para o pertencimento e o propósito, consumir já é muito mais do que comprar.
O consumo, hoje, é lifestyle, é uma lógica cultural, é uma força histórica, porque ele se tornou, enfim, uma parte da nossa própria identidade.
O NOSSO CONVITE...
é para mergulharmos na compreensão interdisciplinar das diferentes facetas do consumo contemporâneo, como:
→ o consumo de valores e ideais
→ o sentimentos de menos-valia e de falta de amor próprio na lógica do consumo
→ obsolescência programada
→ o consumo infantil
→ a falácia e o fracasso do esforço pessoal
Enfim, uma aula para entender a influência sutil da lógica do consumo, e seus impactos na forma como nos relacionamos, trabalhamos, sentimos e desejamos a vida.
O QUE VOCÊ PODE ESPERAR
Essa não é uma aula pra quem quer aprender técnicas, organização financeira ou dicas de consumo.
Essa é uma aula para quem quer:
-
ampliar sua perspectiva cultural
-
aumentar o nível das discussões
-
se posicionar com mais autoridade no tema
-
ter consciência dos impactos do consumo na própria vida
AOS PSICÓLOGOS
E PLANEJADORES:
Uma oportunidade ampliar sua compreensão sociocultural e fortalecer e diferenciar sua prática, sua entrega e seu posicionamento.
A PROFESSORA
ANA CLÁUDIA MACHADO
Psicóloga e docente do curso de psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pesquisou, em seu doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), a relação entre o superendividamento, o adoecimento mental e a qualidade de vida. Além disso, já atuou na área bancária e na de solução de conflitos com a justiça a partir da relação de consumo.
2h de aula
Garantia de 7 dias
Acesso à gravação por 14 dias
Idealizado por Adriana Rodrigues, o Instituto Psicologia e Dinheiro foi criado em 2021 com a missão de promover um olhar mais humano, (auto)consciente e saudável sobre nossa relação com o dinheiro, percebendo as dimensões psicológicas, histórico-familiares, socioculturais e econômicas do universo financeiro.
bottom of page